À primeira audição, ‘Canção e silêncio’ causou certo estranhamento logo dissipado em novas e seguidas incursões neste segundo álbum independente do artista pernambucano Zé Manoel. Num ano cheio de bons lançamentos de uma nova turma que não nega a influência e atualiza a MPB, como Jonas Sá (‘Blam blam’), Alberto Continentino (‘Ao som dos planetas’) e Lira (‘O labirinto e o desmantelo’), o pianista, compositor e cantor nascido em Petrolina se destacou por suas refinadas composições. Além de compor e cantar, Zé Manoel toca um personalíssimo piano e formou com Kassin (baixo) e Tutty Moreno (bateria) o luxuoso trio base de ‘Canção e silêncio’.
“Quando eu não puder pisar mais na Avenida/ Quando as minhas pernas não puderem aguentar/ Levar meu corpo junto com meu samba/ O meu anel de bamba/ Entrego a quem mereça usar”. Ao lançar seu primeiro disco, ‘A voz do samba’, em 1975, Alcione viu os versos melancólicos de ‘Não deixe o samba morrer’ (Edson Conceição/ Aloísio Silva) ganharem o país, tornando-se o primeiro sucesso da jovem cantora. Radicada no Rio de Janeiro desde 1967, a maranhense cantava em casas noturnas que marcaram época nas noites cariocas. Nestas apresentações, seu abrangente repertório incluía diferentes gêneros da música brasileira, além de canções francesas, italianas e norte-americanas também presentes no rádio. Enquanto isso, o samba conquistava novos espaços na década de 1970. Em 1974, Clara Nunes viu sua carreira firmar-se nacionalmente com o disco ‘Alvorecer’, do sucesso de ‘Conto de areia’ (Romildo Bastos/ Toninho Nascimento). No mesmo ano, Beth Carvalho obteve seu primeiro êxito como sambista com ...
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