Pular para o conteúdo principal

'Dorival Caymmi - Centenário' é mar de calmaria

‘Dorival Caymmi – Centenário’ é o álbum lançado pela gravadora Biscoito Fino para comemorar os cem anos de nascimento de Dorival Caymmi (1914 – 2008). Com belíssimos arranjos assinados por Dori Caymmi e Mario Adnet, o disco reúne os irmãos Dori, Nana e Danilo com Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, além de Adnet, intérprete de ‘A vizinha do lado’ (Dorival Caymmi, 1946). A escalação do elenco estelar tem razões afetivas, Dori quis reunir os dois baianos mais famosos de sua geração, além de Chico Buarque, um dos artistas preferidos de Dorival. Distante das noites de temporal, o mar das canções caymminianas é navegado por sofisticada sonoridade sinfônica. A calmaria dá o tom do CD, elevado somente por uma espetacular Nana Caymmi em ‘Sargaço mar’ (Dorival Caymmi, 1985) e ‘A lenda do Abaeté’ (Dorival Caymmi, 1948). Com sua voz grave, herdada do pai, Dori também se destaca em ‘João Valentão’ (Dorival Caymmi, 1953) e ‘O bem do mar’ (Dorival Caymmi, 1952). A Danilo coube a difícil tarefa de reviver as clássicas ‘Vatapá’ (Dorival Caymmi, 1942) e ‘Nem eu’ (Dorival Caymmi, 1952). Juntos, os irmãos encerram o disco com ‘Canção da partida’ (Dorival Caymmi, 1957), longe da vivacidade de registros feitos para álbuns como ‘Para Caymmi’ (Warner Music, 2004) e ‘Caymmi’ (Som Livre, 2013). Dos três convidados, que dividem a faixa de abertura, ‘O que é que a baiana tem?’ (Dorival Caymmi, 1939), Caetano é o que se sai melhor, nos solos de ‘Saudade da Bahia’ (Dorival Caymmi, 1957) e ‘Sábado em Copacabana’ (Dorival Caymmi/ Carlos Guinle, 1951). Enquanto Chico soa trivial em ‘Dora’ (Dorival Caymmi, 1945) e ‘Marina’ (Dorival Caymmi, 1947), impressiona a falta de brilho na voz de Gilberto Gil em ‘Rosa Morena’ (Dorival Caymmi, 1942) e ‘Samba da minha terra’ (Dorival Caymmi, 1940). O cantor que pôs o samba-canção ‘Marina’ em rotação pop, no LP ‘Realce’ (WEA, 1979), soa cansado. A despeito da qualidade inquestionável da obra do homenageado, ‘Dorival Caymmi – Centenário’ teria um resultado final mais empolgante se todo o elenco fosse composto por cantores do mesmo (alto) padrão dos brilhantes arranjos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A voz do samba - O primeiro disco de Alcione

  “Quando eu não puder pisar mais na Avenida/ Quando as minhas pernas não puderem aguentar/ Levar meu corpo junto com meu samba/ O meu anel de bamba/ Entrego a quem mereça usar”. Ao lançar seu primeiro disco, ‘A voz do samba’, em 1975, Alcione viu os versos melancólicos de ‘Não deixe o samba morrer’ (Edson Conceição/ Aloísio Silva) ganharem o país, tornando-se o primeiro sucesso da jovem cantora. Radicada no Rio de Janeiro desde 1967, a maranhense cantava em casas noturnas que marcaram época nas noites cariocas. Nestas apresentações, seu abrangente repertório incluía diferentes gêneros da música brasileira, além de canções francesas, italianas e norte-americanas também presentes no rádio. Enquanto isso, o samba conquistava novos espaços na década de 1970. Em 1974, Clara Nunes viu sua carreira firmar-se nacionalmente com o disco ‘Alvorecer’, do sucesso de ‘Conto de areia’ (Romildo Bastos/ Toninho Nascimento). No mesmo ano, Beth Carvalho obteve seu primeiro êxito como sambista com ‘1...

Orgulho de um Sambista - Jair Rodrigues e a melancolia dos antigos carnavais

  Jair Rodrigues lançou o álbum ‘Orgulho de um sambista’ pela gravadora Philips em 1973. O samba vivia um momento de revalorização no início da década de 1970 e Jair era um dos principais intérpretes do gênero desde seu disco de estreia, ‘O samba como ele é’ (1964). Em ‘Orgulho de um sambista’, o paulista de Igarapava pôs sua voz poderosa, sua ginga e sua alegria inconfundíveis a serviço de um expressivo repertório. Do conterrâneo Gilson de Souza, Jair gravou quatro composições marcadas por certa melancolia: ‘Sou da madrugada’ (Gilson/ Wando), ‘Carnaval não envelhece’, ‘Folia, carnaval e cinzas’ (Gilson/ Jair Rodrigues) e a faixa-título do disco, que se tornou um sucesso nacional. Como dizia o poeta Vinicius de Moraes: “Pra fazer um samba com beleza, é preciso um bocado de tristeza” – e a mistura de samba, folia e tristeza rendeu outros belos momentos, como ‘Certeza’ (Beto Scala/ São Beto), ‘Estrela do morro’ (Edil Pacheco/ Paulinho Diniz) e o pot-pourri com ‘Ninguém sofre mais...

'Talismã': Bethânia entre o existencial e o popular - Há 45 anos

          Lançado em 1980, ‘Talismã’ manteve a popularidade e o êxito comercial conquistados por Maria Bethânia com seus álbuns ‘Álibi’ (1978) e ‘Mel’ (1979). Menos sensual e mais existencialista, o disco reúne composições inéditas que se tornaram sucessos, além de regravações de canções dos anos 1950. A tristonha ‘Mentira de amor’ (Lourival Faissal/ Gustavo de Carvalho) e o bolero ‘Eu tenho um pecado novo’ (Alberto Martinez/ Mariano Moares/ versão: Lourival Faissal) foram pinçadas do repertório de Dalva de Oliveira. O samba-canção ‘Cansei de ilusões’ é um clássico de Tito Madi. O mano Caetano comparece com quatro músicas novas: o marcante bolero ‘Vida real’; a delicada ‘Pele’, feita originalmente para Roberto Carlos; o místico samba ‘Gema’ e a impetuosa faixa-título ‘Talismã’, parceria com Waly Salomão. Feliz composição de Dona Ivone Lara, o samba ‘Alguém me avisou’ reúne Bethânia, Caetano e Gilberto Gil e se tornou um dos hits do disco. Gil é o autor de ‘...