Pular para o conteúdo principal

Moyseis Marques, um sambista sem mania de passado

Chama-se ‘Pra desengomar’ o terceiro disco solo de Moyseis Marques, que marca, ainda, sua estreia na gravadora Biscoito Fino. Identificado com a geração de sambistas surgida na Lapa na década de 1990, o mineiro radicado no Rio talvez seja a voz menos reverente entre seus pares – certamente é uma das melhores. Produzido por Alessandro Cardozo e o próprio Moyseis, ‘Pra desengomar’ tira a excessiva goma da veneração que paralisa o samba em alguns redutos, acertando na sonoridade mais urbana e no ineditismo das canções. Entre violões, pandeiros e tamborins passeia o elegante piano de João Bettencourt.
Desta vez, o lado autoral presente em ‘Moyseis Marques’ (2007) e ‘Fases do coração’ (2009) não dá espaço para regravações; as doze faixas são assinadas por Moyseis, nove em parcerias com Edu Krieger, Moacyr Luz e Zé Renato, entre outros. Embora resvale em temas batidos, mas aparentemente inevitáveis ao gênero, como o malandro da faixa título, ‘Pra desengomar’ (Alfredo Del Penho/ Moyseis Marques), ou as citações afro-brasileiras em ‘Pra ter seu bem-querer’ (Bena Lobo/ Moyseis Marques), o resultado é altamente satisfatório. As sinuosas melodias de ‘Deixa estar’ (Fernando Temporão/ Moyseis Marques) e ‘Piuí’ (João Martins/ Moyseis Marques) são veículos perfeitos para a interpretação segura do cantor. Habilidade reiterada na bonita ‘O lado bom da incerteza’ (Zé Renato/ Moyseis Marques).
Leila Pinheiro abre a lista de participações especiais em ‘Bicho do mato’, uma das duas parcerias com Edu Krieger – a outra é a divertida ‘O badabadá do Talarico’. Os duetos prosseguem com Ana Costa, Moacyr Luz e a veterana Aurea Martins, que reveste de nobreza o samba-choro ‘Como o cravo quer a rosa’ (Moyseis Marques), feito em sua homenagem.
Na arejada produção há espaço para outros ritmos. Uma insuspeitada semelhança com o timbre grave de Dominguinhos aparece durante o xote ‘Xodó de lamparina’ (Zé Paulo Becker/ Moyseis Marques). O ijexá ‘Não deu’ (Moyseis Marques) encerra os trabalhos: “Toca um ijexá/ Porque o samba que eu fiz/ Não deu pra te agradar”. Engano seu, Moyses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A voz do samba - O primeiro disco de Alcione

  “Quando eu não puder pisar mais na Avenida/ Quando as minhas pernas não puderem aguentar/ Levar meu corpo junto com meu samba/ O meu anel de bamba/ Entrego a quem mereça usar”. Ao lançar seu primeiro disco, ‘A voz do samba’, em 1975, Alcione viu os versos melancólicos de ‘Não deixe o samba morrer’ (Edson Conceição/ Aloísio Silva) ganharem o país, tornando-se o primeiro sucesso da jovem cantora. Radicada no Rio de Janeiro desde 1967, a maranhense cantava em casas noturnas que marcaram época nas noites cariocas. Nestas apresentações, seu abrangente repertório incluía diferentes gêneros da música brasileira, além de canções francesas, italianas e norte-americanas também presentes no rádio. Enquanto isso, o samba conquistava novos espaços na década de 1970. Em 1974, Clara Nunes viu sua carreira firmar-se nacionalmente com o disco ‘Alvorecer’, do sucesso de ‘Conto de areia’ (Romildo Bastos/ Toninho Nascimento). No mesmo ano, Beth Carvalho obteve seu primeiro êxito como sambista com ‘1...

Galeria do Amor 50 anos – Timóteo fora do armário (ou quase)

  Agnaldo Timóteo lançou o disco ‘Galeria do amor’ em 1975. Em pleno regime militar, o ídolo popular, conhecido por sua voz grandiloquente e seu temperamento explosivo, ousou ao compor e cantar a balada sobre “um lugar de emoções diferentes/ Onde a gente que é gente/ Se entende/ Onde pode se amar livremente”. A canção, que se tornaria um sucesso nacional, foi inspirada na famosa Galeria Alaska, antigo ponto de encontro dos homossexuais na Zona Sul carioca – o que passaria despercebido por boa parte de seu público conservador. O mineiro de Caratinga já havia suscitado a temática gay no disco ‘Obrigado, querida’, de 1967. A romântica ‘Meu grito’, feita por Roberto Carlos para a sua futura mulher, Nice, ganhou outras conotações na voz poderosa de Timóteo. “Ai que vontade de gritar seu nome, bem alto no infinito (...), só falo bem baixinho e não conto pra ninguém/ pra ninguém saber seu nome, eu grito só ‘meu bem'”, canta Agnaldo, que nunca assumiria sua suposta homossexualidade. ...

Joias musicais de Gilberto Gil são reeditadas

               A Universal Music reabre seu baú de preciosidades. Desta vez, a dona do maior acervo musical do país, traz duas joias do cantor, compositor e violonista Gilberto Passos Gil Moreira, recentemente eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. De 1971, o disco londrino, ‘Gilberto Gil’, reaparece em nova edição em vinil, enquanto ‘Refestança’, registro do histórico encontro de Gil e Rita Lee, de 1977, finalmente ganha versão digital.             Gravado durante o exílio do artista baiano em Londres, o quarto LP de estúdio de Gilberto Gil foi produzido por Ralph Mace para o selo Famous e editado no Brasil pela Philips, atual Universal Music. O produtor inglês também trabalhava com Caetano Veloso, que havia lançado seu primeiro disco de exílio no mesmo ano. Contrastando com a melancolia expressada por Caetano, Gil fez um álbum mais equilibrado, dosando as saudades do Brasil...