Lançado de
forma independente, ‘Viamundo’ é o terceiro disco do violonista, compositor e
arranjador mineiro Thiago Delegado. Transitando entre variantes do samba na
maioria das faixas, o álbum predominantemente instrumental – e autoral – apresenta
belos temas, como ‘Cansei de ser enganado’, ‘Viamundo’ e ‘Sarau pro Sr. Mozart’ –
este, um agradável chorinho, que homenageia o tradicional violonista e chorão
mineiro Mozart Secundino. O acriano João Donato está presente na elegante ‘A
camisa do Donato’. Com seu virtuoso dedilhado no violão de 7 cordas, Thiago também
presta tributo ao famoso clube musical fundado nas ruas de Belo Horizonte na
década de 1970 em ‘Clube do pagode da esquina’ (Thiago Delegado/ Aloizio
Horta). Quatro canções recebem as vozes
de artistas convidados. O buliçoso ‘Malandrote’ (Thiago Delegado/ Edu Krieger)
traz Aline Calixto, cantora mineira que Delegado dirige há cinco anos, em bom
momento. Outro conterrâneo, Fernando Bento canta com correção o samba exaltação
‘Terreiro do Brasil’ (Thiago Delegado/ Murilo Antunes). Canção mais próxima da MPB, ‘Se
acontecer’ (Thiago Delegado/ Aloizio Horta/ Edu Krieger) ganha a voz de Leila Pinheiro e a guitarra de
Roberto Menescal. Finalmente, ‘Quanto mais’ (Thiago Delegado/ Ricardo
Nazar), samba de sotaque bossa-novístico, se destaca na voz quente da
paulistana Fabiana Cozza. Produzido por Thiago Delegado e pelo pianista
Christiano Caldas, ‘Viamundo’ é novo registro da
criatividade e da técnica de um ótimo músico.
“Quando eu não puder pisar mais na Avenida/ Quando as minhas pernas não puderem aguentar/ Levar meu corpo junto com meu samba/ O meu anel de bamba/ Entrego a quem mereça usar”. Ao lançar seu primeiro disco, ‘A voz do samba’, em 1975, Alcione viu os versos melancólicos de ‘Não deixe o samba morrer’ (Edson Conceição/ Aloísio Silva) ganharem o país, tornando-se o primeiro sucesso da jovem cantora. Radicada no Rio de Janeiro desde 1967, a maranhense cantava em casas noturnas que marcaram época nas noites cariocas. Nestas apresentações, seu abrangente repertório incluía diferentes gêneros da música brasileira, além de canções francesas, italianas e norte-americanas também presentes no rádio. Enquanto isso, o samba conquistava novos espaços na década de 1970. Em 1974, Clara Nunes viu sua carreira firmar-se nacionalmente com o disco ‘Alvorecer’, do sucesso de ‘Conto de areia’ (Romildo Bastos/ Toninho Nascimento). No mesmo ano, Beth Carvalho obteve seu primeiro êxito como sambista com ...
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