Pular para o conteúdo principal

Vander Lee cai no samba sem deixar o romantismo de lado


“Minas Gerais também balança”, afirmou, de modo gaiato, o cantor e compositor Vander Lee na noite de sábado, 25 de agosto de 2012, no início do show ‘Sambarroco’, no Teatro Rival (RJ). Alinhando composições do recém-lançado CD homônimo, como ‘Boramar’, ‘Sambarroco’ e ‘Lado bamba’ (Vander Lee/ Thiago Delegado), com outras gravadas anteriormente, caso de ‘Passional’ e de ‘Baiana cover’, faixas de ‘No balanço do balaio’ (1999), o romântico Vander Lee explicitou o seu (já) longo flerte com o gênero musical mais identificado com o Rio de Janeiro e a Bahia. Sim, Minas sempre balançou e tem, entre seus expoentes, os notórios compositores Ary Barroso (1903 – 1964) e Geraldo Pereira (1918 – 1935) – este último apropriadamente lembrado por Vander Lee em ‘Falsa baiana’, antepassada de sua ‘Baiana cover’.
O bom autor se sobressaiu ao cantor mediano, principalmente nos primeiros números, prejudicados pela dicção linear e pela emissão vocal deficitária do artista, que surgiu meio sem jeito no palco do antigo teatro da Cinelândia. A delicada levada de ‘Terno cinza’ desviou o espetáculo para outras estâncias musicais, servindo de senha para a balada ‘Românticos’, hit mais consistente da carreira de Vander Lee, cantado em uníssono pelo público. A melhor interpretação da noite veio a seguir, em ‘Estrela’, congada magnificamente gravada por Maria Bethânia no CD ‘Encanteria’ (2010). O Brasil interiorano continuou em cena através da panfletária ‘Do Brasil’ (“Esse gigante em movimento/ Movido a tijolo e cimento/ Precisa de arroz com feijão”).
Acompanhado apenas por seu violão, o mineiro finalmente deixou a timidez de lado e entremeou canções “de cortar os pulsos” com comentários bem-humorados. Novamente o compositor ficou em evidência através da bela ‘Iluminados’, gravada por Daniela Mercury, e da doída ‘Mais um barco’, registrada por Alcione. Celebrando a chegada do amor ou lamentando sua partida, Vander Lee constrói histórias de forte identificação popular, sem escorregar no populismo barato. O que talvez tenha contribuído para que sua obra caísse no gosto de cantoras das mais diferentes gerações como Rita Benneditto (ex-Ribeiro), Gal Costa e Elza Soares.
Entre o sotaque caribenho de ‘Chilique’ e as bem-humoradas ‘Tô em liquidação’ e ‘Beleza fria’, há espaço para a resignada ‘Obscuridade’, parceria póstuma de Vander Lee e Cartola. Escolhida pelo mineiro, a soturna letra mais parece ter sido inspirada por outro célebre mangueirense, Nelson Cavaquinho. Tal opção dá pistas sobre a melancolia que permeia parte considerável da obra de Vander Lee.
Se o samba (‘Galo e Cruzeiro’, ‘Vai assombrar porco’ e ‘Sambado’) encerra o espetáculo, a balada volta no bis para arrebatar a plateia com os petardos ‘Onde Deus possa me ouvir’ e a tristíssima ‘Esperando aviões’. Com versos espertos e amorosos, em um estilo peculiar de compor, Vander Lee transita com propriedade entre muitos gêneros da MPB, fazendo música para uma espécie em extinção: os românticos, sejam ou não sambistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Joias musicais de Gilberto Gil são reeditadas

               A Universal Music reabre seu baú de preciosidades. Desta vez, a dona do maior acervo musical do país, traz duas joias do cantor, compositor e violonista Gilberto Passos Gil Moreira, recentemente eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. De 1971, o disco londrino, ‘Gilberto Gil’, reaparece em nova edição em vinil, enquanto ‘Refestança’, registro do histórico encontro de Gil e Rita Lee, de 1977, finalmente ganha versão digital.             Gravado durante o exílio do artista baiano em Londres, o quarto LP de estúdio de Gilberto Gil foi produzido por Ralph Mace para o selo Famous e editado no Brasil pela Philips, atual Universal Music. O produtor inglês também trabalhava com Caetano Veloso, que havia lançado seu primeiro disco de exílio no mesmo ano. Contrastando com a melancolia expressada por Caetano, Gil fez um álbum mais equilibrado, dosando as saudades do Brasil...

50 anos de Claridade

Clara Nunes (1942 – 1983) viu sua carreira deslanchar na década de 1970, quando trocou os boleros e um romantismo acentuado pela cadência bonita do samba, uma mudança idealizada pelo radialista e produtor musical Adelzon Alves. Depois do sucesso do LP ‘Alvorecer’, de 1974, impulsionado pelas faixas ‘Menino deus’ (Mauro Duarte/ Paulo César Pinheiro), ‘Alvorecer’ (Délcio Carvalho/ Ivone Lara) e ‘Conto de areia’ (Romildo/ Toninho Nascimento), a cantora mineira reafirmou sua consagração popular com o álbum ‘Claridade’. Lançado em 1975, este disco vendeu 600 mil cópias, um feito excepcional para um disco de samba, para uma cantora e, sobretudo, para um disco de samba de uma cantora. Traço marcante na trajetória artística e na vida de Clara Nunes, o sincretismo religioso está presente nas faixas ‘O mar serenou’ (Candeia) e ‘A deusa dos orixás’, do pernambucano Romildo e do paraense Toninho Nascimento, os mesmos autores de ‘Conto de areia’. Eles frequentavam o célebre programa no qual Adelzon...

Galeria do Amor 50 anos – Timóteo fora do armário (ou quase)

            Agnaldo Timóteo lançou o disco ‘Galeria do amor’ em 1975. Em pleno regime militar, o ídolo popular, conhecido por sua voz grandiloquente e seu temperamento explosivo, ousou ao compor e cantar a balada sobre “um lugar de emoções diferentes/ Onde a gente que é gente/ Se entende/ Onde pode se amar livremente”. A canção, que se tornaria um sucesso nacional, foi inspirada na famosa Galeria Alaska, antigo ponto de encontro dos homossexuais na Zona Sul carioca – o que passaria despercebido por boa parte de seu público conservador. O mineiro de Caratinga já havia suscitado a temática gay no disco ‘Obrigado, querida’, de 1967. A romântica ‘Meu grito’, feita por Roberto Carlos para a sua futura mulher, Nice, ganhou outras conotações na voz poderosa de Timóteo. “Ai que vontade de gritar seu nome, bem alto no infinito (...), só falo bem baixinho e não conto pra ninguém/ pra ninguém saber seu nome, eu grito só ‘meu bem'”, canta Agnaldo, que nunca assu...