Pular para o conteúdo principal

Poeta das Estrelas


O poeta e produtor cultural Waly Salomão será homenageado na série ‘Grandes Encontros’, amanhã e quarta, no Teatro Rival, às 19h30. Jards Macalé e Adriana Calcanhotto se apresentam ao lado de Omar Salomão — filho de Waly — e sua banda VulgoQinho & Os Cara, no show ‘Olho de Lince’, mostrando parte da efervescente obra do baiano, morto precocemente em 2003, de câncer.
“Fui convidado pelo Rival para um show com a Adriana. Como temos o Waly em comum em nossas carreiras, resolvemos homenageá-lo”, diz Jards, que participou de ‘Maré’, o elogiado CD da cantora, tocando violão na faixa ‘Teu nome mais secreto’, poema do pós-tropicalista musicado por ela. Às voltas com a turnê do novo disco, Calcanhotto mostra suas parcerias com Waly , como ‘Fábrica do Poema’ e ‘Pista de Dança’, além de ‘Cobra Coral’, poema musicado por Caetano Veloso, e ‘Vapor Barato’ — inéditas em sua voz.
Assistente da curadoria da exposição ‘Babilaques: Alguns Cristais Clivados’, sobre a obra de Waly, em cartaz no Sesc Pinheiros, em São Paulo, Omar participou da criação do espetáculo que estréia amanhã. “Tudo começa com a voz do meu pai no poema ‘Olho de Lince’”, adianta o rapaz, também poeta. Um antigo vídeo de Waly cantando ‘Vingança’ nas ruas de Colônia, na Alemanha, está no roteiro. “O vídeo foi feito pelo Marcelo Tas. É engraçado ver meu pai cantando Lupicínio Rodrigues — que ele adorava — diante daquelas pessoas que nada entendiam”, diverte-se.
Co-autor de ‘Vapor Barato’, hino da contracultura gravado por Gal Costa, Macalé reafirma a inquietude do parceiro. “Waly sempre foi muito expansivo, muito verbal. Um dia me mostrou uma letra, perguntando se dava para musicar. Na terceira vez que li, já tinha o esboço do ‘Vapor’”, conta. Depois do Teatro Rival, ‘Olhos de Lince’, segue para São Paulo, com a adesão de Luiz Melodia e tem tudo para virar disco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A voz do samba - O primeiro disco de Alcione

  “Quando eu não puder pisar mais na Avenida/ Quando as minhas pernas não puderem aguentar/ Levar meu corpo junto com meu samba/ O meu anel de bamba/ Entrego a quem mereça usar”. Ao lançar seu primeiro disco, ‘A voz do samba’, em 1975, Alcione viu os versos melancólicos de ‘Não deixe o samba morrer’ (Edson Conceição/ Aloísio Silva) ganharem o país, tornando-se o primeiro sucesso da jovem cantora. Radicada no Rio de Janeiro desde 1967, a maranhense cantava em casas noturnas que marcaram época nas noites cariocas. Nestas apresentações, seu abrangente repertório incluía diferentes gêneros da música brasileira, além de canções francesas, italianas e norte-americanas também presentes no rádio. Enquanto isso, o samba conquistava novos espaços na década de 1970. Em 1974, Clara Nunes viu sua carreira firmar-se nacionalmente com o disco ‘Alvorecer’, do sucesso de ‘Conto de areia’ (Romildo Bastos/ Toninho Nascimento). No mesmo ano, Beth Carvalho obteve seu primeiro êxito como sambista com ...

Joias musicais de Gilberto Gil são reeditadas

               A Universal Music reabre seu baú de preciosidades. Desta vez, a dona do maior acervo musical do país, traz duas joias do cantor, compositor e violonista Gilberto Passos Gil Moreira, recentemente eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. De 1971, o disco londrino, ‘Gilberto Gil’, reaparece em nova edição em vinil, enquanto ‘Refestança’, registro do histórico encontro de Gil e Rita Lee, de 1977, finalmente ganha versão digital.             Gravado durante o exílio do artista baiano em Londres, o quarto LP de estúdio de Gilberto Gil foi produzido por Ralph Mace para o selo Famous e editado no Brasil pela Philips, atual Universal Music. O produtor inglês também trabalhava com Caetano Veloso, que havia lançado seu primeiro disco de exílio no mesmo ano. Contrastando com a melancolia expressada por Caetano, Gil fez um álbum mais equilibrado, dosando as saudades do Brasil...

50 anos de Claridade

Clara Nunes (1942 – 1983) viu sua carreira deslanchar na década de 1970, quando trocou os boleros e um romantismo acentuado pela cadência bonita do samba, uma mudança idealizada pelo radialista e produtor musical Adelzon Alves. Depois do sucesso do LP ‘Alvorecer’, de 1974, impulsionado pelas faixas ‘Menino deus’ (Mauro Duarte/ Paulo César Pinheiro), ‘Alvorecer’ (Délcio Carvalho/ Ivone Lara) e ‘Conto de areia’ (Romildo/ Toninho Nascimento), a cantora mineira reafirmou sua consagração popular com o álbum ‘Claridade’. Lançado em 1975, este disco vendeu 600 mil cópias, um feito excepcional para um disco de samba, para uma cantora e, sobretudo, para um disco de samba de uma cantora. Traço marcante na trajetória artística e na vida de Clara Nunes, o sincretismo religioso está presente nas faixas ‘O mar serenou’ (Candeia) e ‘A deusa dos orixás’, do pernambucano Romildo e do paraense Toninho Nascimento, os mesmos autores de ‘Conto de areia’. Eles frequentavam o célebre programa no qual Adelzon...